Slideshow

Você é a favor da transposição do rio Mearim para o Major Lucena?


Em um passado não tão longínquo, a praia do Major Lucena, banhada pelo rio Mearim, representava o mais importante ponto turístico de Pedreiras. Era uma sensação aos finais de semana, famílias inteiras deslocavam-se ao Major Lucena para curtirem o dia e na oportunidade comiam e bebiam sem qualquer preocupação.

Lembro-me, ainda quando criança dos bons momentos, saudosos momentos que desfrutei na companhia dos meus país e familiares que vinham de São Luís com o intuito de desfrutarem da cidade e em conseguinte, do banho nas águas do Mearim.

Toda essa alegria veio ao fim, quando houve o desvio do leito do rio. Na ocasião alegava-se que desviando o percurso do rio, diminuiria o fluxo de água nos períodos chuvosos evitando assim grandes enchentes. Tal medida fez com que as lembranças de um rio forte e viçoso ficassem apenas nas fotos reveladas e que hoje, não acreditamos que tamanho descaso fez com que tudo se acabasse. 

Cogita-se a possibilidade de retornar o rio para seu percurso natural, revitalizando-o, para que os prazeres outrora perdidos, apenas recordados em fotos ou nas lembranças dos antigos frequentadores, assim como eu, possam novamente aflorar.

Hoje, com uma visão mais critica, questiono-me, se realmente valerá à pena trabalhar para que essa mudança ocorra. É preciso entender que os tempos são outros, a geração é outra, os interesses e as opções de laser, se diversificaram, a tradição foi corrompida, fico a me perguntar, caso se invista para o retorno do balneário, haverá frequentadores de mesma qualidade que em tempos passados? 

Outro ponto que preciso destacar é quanto aos impactos ambientais, uma vez que na primeira transposição gerou um forte impacto, mudou-se todo um cenário biótico, abiótico, todo um ecossistema. Temos que considerar que uma transposição a esse nível acarretar outras mudanças no sistema ecológico presentes hoje.

A discussão entorno da transposição do rio Mearim é cheias de prós e contras, e não cabe a nós afirmar o que é certo ou errado, mas nos cabe a boa vontade de interrogar os nossos leitores a respeito, então responda aí você concorda com essa atitude? Dê sua opinião na enquete apresentada ai no painel ao lado, e colabore para esse importante processo.
Imagem Prof. Cicero Queiroz

10 comentários:

  1. Minha maior alegria era ir ao major com meus primos e tias, eram momentos felizes, hoje não posso levar meus filhos, pois não existe mais, queria muito que voltasse acho que Trizidela precisa muito desse balneário

    ResponderExcluir
  2. Não seria de fatop uma transposição, e sim uma restauração. Levando o rio ao seu curso original.

    ResponderExcluir
  3. Transposição: Alteração da ordem; traspor de um lugar para o outro.
    Sinônimo: transpor, alterar
    Fonte: Aurélio Online (2013)

    ResponderExcluir
  4. Tecnicamente será mais um desastre ecologico, nao bastasse o mal que já foi feito. Acredito que o bom senso dos órgãos ambientais farão valer o conceito de que essa idéia esdruxula terá resultados imprevisiveis e desastrados. Não podemos se dar o luxo de usar o nosso dinheiro em obras que não são prioridades básicas. Reflitamos sobre as demais necessidades dos nossos municipes e certamente mudaremos de opinião.
    pedralivre90

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que não precisa mexer mais no rio, eles podem construir um club aquatico, bem grande, para servir de referencia ao municipio

    ResponderExcluir
  6. FRANCISCO ARAÚJO BRAGA (KIKIU)6 de março de 2013 às 11:47

    Eu como pedreirense também sou a favor do rio voltar ao seu leito normal, acho louvavél a iniciativa do gestor de Trizidela do Vale, pois o balneário major Lucena era um dos pontos turisticos onde várias pessoas se encontravam para o lazer. Pois faço parte desta foto ai publicada nesta enquete, onde a minha junventude a maior parte de lazer foi neste balneário.

    ResponderExcluir
  7. Puxa bateu uma saudade,desse sol,dessa areia, dos amigos, da forrozada nas barracas....ô tempo bom, se desse para voltar como era sem prejudicar o meio=ambiente eu sou a favor!

    ResponderExcluir
  8. NOSSA MEU DEUS QUANTA GENTE FEIA, DE ONDE VEIO ESSE POVO MEU JESUS, SERÁ QUE VÃO FAZER O FILME OS MISERAVEIS? LEMBRAR QUE EU TAMBÉM SOU DESSE TEMPO E ERA FEIO DE DOIA!!!!!

    PERNAMBUCANO

    ResponderExcluir
  9. Gostaria se saber quem foi o responsável por essa "obra prima" que acabou com um dos poucos pontos de lazer que tínhamos?

    ResponderExcluir