Slideshow

Chuvas começam a preocupar a população de Trizidela do Vale-MA

E os moradores de Trizidela do Vale já começam a se preocupar com as fortes chuvas que tem caído na cidade, tudo isso devido ao aumento significativo do nível do Rio Mearim que banha a cidade.

Por mais que essas cheias sejam constantes, a população de Trizidela sempre é surpreendida com tamanha violência natural, o medo e o desespero cercam esses moradores de forma preocupante.

A última cheia forte que o município sofreu foi no ano de 2009, porém nos anos seguintes houvera algumas inundações, porém de baixa potência, mesmo assim, gerou-se gasto ao município que de qualquer forma se responsabiliza por esses percalços.

Esse ano (2013) as chuvas se intensificaram em meados do mês de março, todos os dias somos surpreendidos com fortes chuvas, o que tem deixado as autoridades locais atentas ao nível das águas do Mearim, uma vez que as águas sobem rapidamente inundando as residências dos que moram próximo ao rio.

A equipe de reportagem da Tv Mirante esteve em Trizidela do Vale e registrou o avanço do rio e a preocupação tanto dos moradores com as cheias como do poder público em se preparar para possíveis contratempos.




6 comentários:

  1. "Os moradores de Trizidela do Vale já começaram a se preocuparem com as fortes chuvas que tem caído na cidade, tudo isso devido ao aumento significativo do nível do Rio Mearim que banha a cidade."

    Geraldo Melo, Rui Barbosa e Machado de Assis com certeza iriam tremer de raiva nos seus túmulos, se lessem um absurdo de erro de concordância desse.

    Prof. R. Rios

    ResponderExcluir
  2. Se consertou o texto, pode retirar o comentário!

    Prof. R. Rios

    ResponderExcluir
  3. Sabe, o que preocupa é que ano após ano o povo sofre, e não se vê nenhuma, mas nenhuma mobilização dos "puliticos" locais, para pelo menos amenizar o tormento das cheias. Ops, me corrijo, a não ser se "amostrarem" carregando mudanças em cima da hora, quando o rio já encheu as casas. Talvez seja porque isso é que dá voto, infelizmente!

    ResponderExcluir
  4. Mas esse ano será diferente, o governo tem visão e se preocupa com a população

    ResponderExcluir
  5. Em pleno século XXI, ainda temos que assistir fatos como esses, assim como a seca no sertão, as cheias do Meariam são consequências não só da ausência de políticas públicas que resolvam as causas e só atuem com medidas paliativos sobre as consequências. Esquecemos que todos tem seu quinhão "culpa", a falta de política, educação e consciência ambiental - o desmatamento das margens do rio que causam assoreamento e redução da calha do rio -, a passividade da população frente os problemas que atingem a coletividade, se eu fosse enumerar as causas desses problemas há muito já conhecidas faria uma tese.
    No caso específico dessa região, uma imprensa "comprometida" deveria aprofundar esse debate, como questionando sobre a falta de manutenção da barragem do Rio Flores, que se não estou enganado foi construída justamente para tentar reduzir os efeitos das cheias no Rio Mearim!!
    Não conhecia esse blog, mas se é mesmo crítico e reflexivo, vamos aprofundar essas discussões e não ficar só remexendo na que lama que fica quando as águas baixam.

    ResponderExcluir